Semeie brócolos em família! | Hortaria

O nosso blog

Semeie brócolos em família!

19-12-2022 Por Hortaria
Nesta nova publicação vamos apresentar um conjunto de particularidades, sobre os brócolos, permitindo que a produção deste superalimento seja igualmente fonte de superinformação!
Desta forma, seja individualmente, seja com família ou amigos, poderá diversificar a ocupação dos seus tempos livres, tudo em torno desta atividade produtiva.

Vamos, então:

Nome científico: Brassica oleracea var. italica; Esta é a designação botânica, e portanto universal, dos brócolos. Se pesquisarmos noutros idiomas, o brócolo é conhecido por broccoli (en), brocoli (Fr), brokkoli (De), brócoli (Sp), entre outros.; pelo que vemos, parece haver um acordo internacional sobre a designação desta planta! Confirme isto mesmo ao pesquisar outros idiomas!

Familiares: como pode verificar aqui e aqui, ao pertencerem à família das Brassicas, os brócolos são parentes próximos da couve-flor, da couve repolho, da couve lombarda, da couve penca, da kale… É interessante perceber que, mesmo dentro da mesma família, a natureza consegue exprimir-se de forma tão diferente! Explore como!

Origem: os brócolos têm origem na bacia mediterrânica e na Ásia, tendo particular relevância na dieta italiana na altura do império romano; Os italianos foram, aliás, os principais responsáveis pela sua propagação a nível global, sendo que uma das designações originais para os brócolos era “Espargo Italiano”! Aqui pode aproximar-se à geografia e às migrações que marcaram a História. É nelas que encontra o porquê da globalização desta espécie!

Planta: os brócolos são plantas herbáceas que podem ser bianuais (duas épocas de produção), consoante a variedade e a geografia em que se encontram; apresentam uma forma muito caraterística, de baixa altura (60cm), caules densos, largos, de cor verde muito caraterístico, a suportarem diferentes cabeças repletas de pequenos grânulos, que podem ser verdes ou roxos; Estes grânulos são flores por abrir! Ao abrirem, o que significa que já passou a altura ideal do seu consumo, surgem pequenas pétalas amarelas; a rodear os caules surgem também folhas, verde intenso, com expressão mais ou menos relevante, consoante a variedade.

Consumo: apesar de todas as vantagens que já indicámos, relativas ao consumo dos brócolos, sabemos também que se trata de um dos alimentos que menos fãs tem… Se não aprecia brócolos, a responsabilidade pode ser dos seus pais! E se os seus filhos não os toleram, saiba também que poderá ser responsável por isso! O aroma das brássicas deve-se à presença de Sulfóxido de S-metil-L-cisteína; quando em contacto com a saliva, esta substância é imediatamente decomposta por enzimas, provocando um sabor azedo e libertando gás… a intensidade desta reação depende da concentração da enzima responsável que, por sua vez, depende da informação genética de cada pessoa! Daí haver quem goste muito de brócolos e quem não os suporte!

Dica: se os alimentos que apreciamos variam ao longo da vida, sabemos também que há formas de acelerar a introdução destes na nossa dieta… No caso dos brócolos, o aroma caraterístico que apresentam manifesta-se logo que iniciam a cozedura, incomodando muitos narizes e apetites… consta que, aparentemente, ao adicionar-se uma fatia de pão aos brócolos em cozedura, se consegue eliminar o cheiro que lhes é caraterístico! Experimentamos?

Na nossa próxima publicação apresentaremos uma sugestão de preparação de brócolos. Aguardamos por si na cozinha!
Até lá,

Votos de boas sementeiras e de boas colheitas!
A Equipa da Hortaria
Empowered with by Webincode.com
all rights reserved © Hortaria