Saiba tudo sobre o brócolo!
Há quem goste muito e há quem não os suporte…
No entanto não há como evitar a seguinte afirmação: os brócolos são um alimento essencial numa dieta saudável e equilibrada! São também uma das culturas que deve instalar na sua horta. Considerando que estamos no mês do Natal, a forma deste alimento é também apropriada, assemelhando-se a pequenas árvores!
Antes de instalar esta cultura, verifique se o espaço que tem disponível reúne as seguintes condições essenciais a uma boa produção:
- Prefere solos soltos, semi-argilosos, ricos em matéria orgânica, com pH de 6-7 e bem drenados;
- A rega deve ser feita de forma que o solo se mantenha húmido, mas não permita o encharcamento;
- A temperatura ideal encontra-se entre os 16-23°C, apresentando atividade vegetativa dos 4°C aos 36°C;
- A exposição solar deve ser direta.
Os requisitos estão verificados e cumpridos? Avancemos então para a abordagem à instalação e acompanhamento desta cultura:
- Antes de semear garanta que o solo se encontra solto e que possui nutrientes em quantidade suficiente para o desenvolvimento da cultura; Se necessário utilize um fertilizante natural;
- Ao semear tem duas opções:
- Semear no local definitivo, colocando a semente a 2mm de profundidade (a germinação demorará aproximadamente 6 dias);
- Proteger os primeiros dias de vida das plantas, semeando em pequenos vasos, em local abrigado; poderá, em seguida, transplantar as plantas, com 4-6 folhas (10-15cm de altura), para o local definitivo; Não danifique as raízes nesta operação!
- O espaçamento entre plantas deve ser de 60x60cm, ou seja, deve deixar um intervalo de 60cm na linha de plantas e 60cm entre linhas;
- Deve realizar uma rega que permita manter o solo húmido, mas moderada; adeque a frequência de rega à temperatura que se verificar durante o dia;
- Mantenha um controlo apertado sobre as plantas invasoras que poderão aproveitar as boas condições do solo…
- A colheita poderá começar cerca de 90-100 dias após a sementeira, assim que as inflorescências (pequenos grãos que formam as cabeças dos brócolos) estiverem bem definidas e com cor intensa, mas imediatamente antes de começarem a abrir, expondo as flores.
Não é uma cultura particularmente difícil, pois não?
Não espere mais e avance com este novo projeto! Desta forma encontra uma atividade que o desanuvia nos seus tempos livres e, daqui a uns meses, equilibrará na alimentação!
Votos de boas sementeiras e de boas colheitas!
A Equipa da Hortaria