Semeie grão de bico em família!
A produção agrícola, seja em vaso ou em hectares de terreno, é de tal forma enriquecedora e abrangente, que permite diferentes benefícios.
A título individual ou em família, ao selecionar uma cultura para instalar em sua casa, está também a aceder a um banco de informação cuja análise é entusiasmante e pode ser facilmente partilhada tanto com adultos como com crianças!
- O nome botânico da espécie é Cicer arietinum L.; Pode não lhe parecer muito relevante, mas esta designação é a única que identifica precisamente o mesmo alimento em todo o mundo! Esteja onde estiver, Cicer arietinum L. é o grão de bico (Pt), o garbanzo (Sp), o chickpea (En), o pois chice (Fr), o kichererbse (De), etc!...
- Tem origem na zona da Turquia, tendo viajado, ainda antes do império romano (27AC!), até à Península Ibérica; com este tópico poderá abordar a História, a Geografia e os percursos traçados pelos povos ao explorar o mundo!
- Foi uma das primeiras leguminosas a ser cultivada pelo Homem; Significa isto que, quando o Homem abandona a transumância e se torna sedentário, esta terá sido uma das culturas que terá instalado nas primeiras hortas da humanidade! E como se comparam as hortas ancestrais com as dos nossos tempos? Este será um tema que abordaremos, de forma mais concreta, numa próxima publicação.
- É uma planta herbácea; Apresentará assim um caule macio, flexível, não lenhoso, com uma altura pouco significativa, um ciclo de vida anual, assegurando a presença no ano seguinte através das sementes que produz; Considerando estes aspetos, em que difere das plantas arbustivas? Explore este tema!
- É a segunda leguminosa mais consumida em Portugal, tendo grandes áreas de produção no Alentejo e no interior norte do país; Aqui poderá abordar os diferentes tipos de plantas produzidas: hortícolas, leguminosas, aromáticas, forrageiras, ornamentais… que tal identificar um exemplo para cada um?
- Consoante a variedade, o seu ciclo tem a duração de 110-140 dias; Fica então a saber que neste período de tempo ocorre a sementeira, a germinação, o desenvolvimento, a floração, o vingamento e a frutificação; em seguida a planta evoluirá para o repouso vegetativo; o que diferencia e o que acontece em cada uma destas fases de desenvolvimento das plantas? Com uma breve pesquisa online, encontrará artigos que poderá explorar com entusiasmo!
- Por último, o grão de bico, que consumimos, é, de facto, a semente da planta! É por isso diferente do que consumimos, por exemplo na cenoura (raiz), no alho francês (caule), na alface (folhas) ou no tomate (fruto)! Identifique outras plantas e agrupe-as de acordo com a parte que nelas consome!
Esperamos que partilhe estas informações, em bons momentos, e deixamos-lhe, entretanto,
Votos de boas sementeiras e de boas colheitas!
A Equipa da Hortaria