Destaque de Outubro: Saiba tudo sobre morangos!
Os morangos são pequenos frutos, repletos de cor e de sabor!
Sabia que pode produzi-los facilmente em sua casa?
Trata-se de uma planta que não é muito exigente em termos de condições, se não vejamos:
- Prefere solos arenosos, ricos em matéria orgânica e bem drenados, com pH de 5,5-6,2; se não for o caso da sua horta, utilize vasos com terra/substrato que facilmente encontra à venda;
- Temperaturas amenas, entre os 18-22ºC; estamos, portanto, na geografia ideal!
- Exposição solar direta durante algumas horas por dia, devendo ser sombreados em picos de calor, para melhorar a produção; na sua horta consegue gerir estes aspetos; se optar por um vaso à janela ou numa varanda, não terá grandes preocupações.
- Rega frequente, moderada, mantendo o solo húmido, mas nunca encharcado, prevenindo assim um ambiente que exponha as plantas a condições nocivas. Trata-se de uma tarefa que pode realizar antes de ir para o trabalho, ou quando chega a casa, aproveitando para relaxar!
Posto isto, falta antecipar o que deve fazer, de forma que esteja preparado para o que aí vem. Consultando a listagem abaixo, poderá constatar que não tem motivos para estar ansioso:
- Faça a sementeira em pequenos vasos, assegurando o desenvolvimento das plantas até apresentarem 3-5 folhas;
- Caso pretenda instalar os morangueiros numa horta, logo que as plantas apresentarem este tamanho, garanta que o solo no local definitivo se encontra solto e apresenta as condições de nutrição ideais. Poderá aplicar adubos orgânicos específicos para este tipo de cultura;
- Instale as plantas na sua horta, seguindo um espaçamento de 30x30cm entre plantas; se a intenção for a produção em vaso, assegure que estes têm pelo menos 25cm de diâmetro;
- Ao transplantar as plantas que germinou, garanta que as raízes não ultrapassam os 10cm de comprimento;
- Comprima ligeiramente as raízes depois de as cobrir e proceda a uma rega que não encharque o solo/substrato;
- Ao longo do desenvolvimento da cultura deverá proceder à remoção das folhas mais velhas e deverá eliminar os rebentos (pequenas raízes) que surgirão lateralmente, permitindo que a planta concentre a sua atividade no desenvolvimento de frutos; (pode guardar estes estolhos para dar origem a novas plantas!)
- A rega, como dissemos anteriormente, deve ser frequente, mas moderada;
- A colheita deve ser feita pelo menos de dois em dois dias, quando os frutos apresentam cor caraterística; ao colher não puxe pelos frutos! Tente que o cálice de pequenas folhas verdes, de inserção no caule, acompanha os frutos.
E é isto!
Nas próximas publicações vamos abordar soluções e curiosidades que lhe demonstrarão como esta cultura está ao seu alcance!
Deixamos-lhe, entretanto,
Votos de boas sementeiras e de boas colheitas!
A Equipa da Hortaria