Ideia de atividade com crianças: crie um herbário!
Estamos em plena primavera, tudo se torna mais verde, as plantas crescem, florescem e a beleza característica desta estação encanta-nos a todos!
Por que não captar um bocadinho dessa magia da primavera e aproveitar para fazer uma atividade gira com os miúdos?
O Dia da Criança está próximo e, por isso, hoje sugerimos-lhe um programa que poderá fazer com as crianças aí de casa: criar um herbário!
O que é um herbário?
O herbário é uma coleção de plantas prensadas e secas, classificadas e organizadas conforme o critério que se definir.
A ideia principal passa por recolher, identificar e preparar as plantas de forma a que se mantenham bem preservadas, para que durem até centenas de anos!
Fazê-lo com crianças permite ensinar-lhes mais sobre as plantas e sobre a importância da biodiversidade, sensibilizá-las para os problemas do meio ambiente, mas também passar momentos divertidos com elas.
De seguida, vamos então ensinar uma forma bastante simples de criar um pequeno herbário.
Material necessário
Para a recolha:
Tesoura
Etiquetas
Caneta
Sacos de plástico
Para a composição do herbário:
Flores e folhas recolhidas
Jornais velhos, revistas, livros
Livro de campo (caderno)
Canetas de feltro, lápis de cera, lápis de cor...
Cola ou fita cola
Passo a passo
1. Colheita e identificação
Façam passeios em família e aproveite-os para recolher flores e folhas de formas, cores, texturas diferentes. Procurem recolher variedades diferentes e vá estimulando as crianças para estarem atentas às particularidades de cada uma. Ao colher, coloquem cada flor ou folha num saco de plástico e, numa etiqueta, identifique-a com o nome da espécie, data e local onde a encontraram.
2. Secagem
Chegados a casa, é altura de secar as colheitas! Coloquem as flores e folhas recolhidas no meio folhas de papel de jornal, prensadas entre revistas ou livros pesados, de forma a que fiquem bem apertadas. Este passo retira humidade, o que ajuda à secagem, e faz com que as folhas/flores fiquem bem espalmadas e direitas para melhor se colarem no caderno. Este processo poderá demorar algumas semanas, pelo que convém ir verificando como se encontram (não muitas vezes, para não estragar!).
Dica: passe para a folha do jornal os dados que colocou na etiqueta de cada flor ou folha. Assim não haverá confusão no passo seguinte!
3. Montagem do herbário
Assim que as folhas e flores tiverem secado, retire-as cuidadosamente de entre as folhas de jornal, defina um critério de organização e comece a colá-las e distribuí-las pelo caderno, criando a respetiva legenda! Procurem descobrir o nome botânico de cada espécie, bem como os nomes vulgares que lhes são conhecidos, associando-os à informação que colocou na primeira etiqueta e no jornal.
Caso assim entendam, podem preencher o herbário com alguns extras: fotografias do passeio, do local onde fez a colheita e anotações que transmitam os momentos que viveram em família! Deixem fluir a imaginação!
Esta é uma atividade que pode durar o tempo que quiserem porque a biodiversidade assim o permite! Vão acrescentando cadernos ao seu herbário! As crianças adoram e entusiasmam-se ao sentirem-se verdadeiras exploradoras!
Por que não começar já este fim-de-semana?
Boas colheitas!
A equipa Hortaria