Quero ter uma horta em casa: o que devo saber? | Hortaria

O nosso blog

Quero ter uma horta em casa: o que devo saber?

23-09-2020 Por Hortaria

São cada vez mais reconhecidos os benefícios de ter uma horta em casa: para além do combate ao stress, ansiedade e má disposição, dá-nos a possibilidade de saborear a frescura dos alimentos acabados de colher e impulsiona-nos no sentido de uma alimentação mais saudável.


Tem um quintal? Perfeito! Vive num apartamento? Não é um impedimento. Basta encontrar um local da sua casa que possibilite a entrada de luz solar, como por exemplo uma varanda ou o parapeito de uma janela. Não tem uma grande área disponível? Considere uma horta vertical!


Planear é a chave. Avalie o espaço de que dispõe, escolha os produtos e variedades que gostaria de cultivar, reúna o material necessário e coloque mãos à obra!



> O que semear?

 

As dimensões do espaço, a sua disponibilidade, as condições de luz solar e os seus gostos são fatores que deverá considerar na hora de escolher as variedades.


Alfaces, espinafres, rúcula, rabanetes, morangos e ervas aromáticas são algumas das opções mais fáceis para começar. Caso seja iniciante e se sinta perdido na conjugação de todas as variáveis que tem que considerar, existem opções bastante práticas e que facilitarão esta tarefa – sementes em fita e em disco. Nestas soluções, as sementes vêm inseridas em papel biodegradável, corretamente distanciadas e terá apenas que colocar o produto na terra, cobrir e regar.


Dica extra: tenha sempre atenção ao calendário de sementeira de cada variedade e respeite-o!



> Onde semear?

 

  • Sementeiros
    Os sementeiros funcionam como mini-estufas que potenciam as condições adequadas para a germinação das sementes. Por permitirem controlar fatores como a humidade e a temperatura, são uma boa opção até que as plantas estejam suficientemente desenvolvidas e com resistência para serem transplantadas.


  • Vasos
    No que diz respeito a vasos, existe um mundo de opções disponíveis! Dê aso ao seu gosto pessoal: escolha entre vasos de barro ou de plástico, autoirrigáveis ou não, floreiras mais ou menos compridas, de todas as cores e formatos.

            Dica extra: dê um toque de originalidade à sua horta - opte por um vaso de barro ou cerâmico e pinte-o/decore-o a seu gosto!


  • Embalagens reutilizáveis
    Uma opção mais sustentável e económica poderá passar pelo reaproveitamento de embalagens usadas. Dê asas à imaginação e utilize frascos, latas (de feijão, por exemplo), garrafas ou garrafões de plástico, caixas ou até paletes de madeira. Se achar necessário decore-os! Pode encontrar ideias em sugestões e tutoriais disponíveis na internet.


  • Diretamente na terra
    No caso de ter um quintal ou um espaço exterior que o permita, poderá semear diretamente na terra – mas tenha atenção às informações das embalagens: algumas sementes não são indicadas para germinação em local definitivo, tendo que passar pelo alfobre!

 


> Que cuidados devo ter com o solo?

 

  • Substrato
    A germinação e o desenvolvimento de raízes saudáveis e resistentes exigem um ambiente correto e um suporte adequado. É aqui que o substrato se assume como um dos elementos mais importantes para o sucesso dos nossos cultivos: tem que ter uma permeabilidade adequada ao ar e à água, devem possuir matéria orgânica na sua composição, podendo também ser enriquecidos com os nutrientes necessários ao crescimento saudável das plantas.

    Recomendamos que escolha sempre o substrato adequado ao tipo de planta que estiver a cultivar.


  • Adubo
    Deve procurar manter uma adubação adequada na sua horta, pois só assim garantirá que as suas plantas recebem todos os nutrientes de que precisam, na medida em que precisam. Quando tiver escolhido o que vai cultivar, pesquise as necessidades de nutrição das suas plantas! Poderá encontrar estas informações na internet e em publicações de jardinagem e horticultura.

    No que toca a adubos, existe uma vasta oferta no mercado: químicos, biológicos, líquidos, granulados, entre outros. Existe ainda a possibilidade de criar o seu próprio composto orgânico em casa, aproveitando os restos de comida que iriam para o lixo. Escolha a opção que for mais adequada e cómoda para si.

    Dica extra: leia as informações do saco do substrato: existem soluções que já vêm com adubação incluída na mistura, suficiente para os meses iniciais.


  • Rega
    A rega é essencial para o desenvolvimento de uma planta, mas tenha em mente que quer o excesso de água, quer a falta dela, são igualmente prejudiciais. Certifique-se que escolhe vasos/ recipientes que tenham furos na base, promovendo a drenagem e evitando o encharcamento da terra.

    Para regar, prefira períodos do dia em que o sol não esteja demasiado forte.



> Quando colher?

 

As embalagens de sementes dão a indicação de qual a altura prevista para a colheita, mas não se deixe limitar por essa informação.

A altura certa para a colheita é influenciada pela qualidade do solo, pelo clima, pelos nutrientes disponibilizados à planta, mas também por possíveis doenças ou pragas que podem ter afetado o seu desenvolvimento. Poderá, inclusivamente, colher de forma faseada, o que ajudará a prolongar o período de colheita, uma vez que a planta poderá reorientar a sua energia para um novo desenvolvimento.



Ficou esclarecido/a e com vontade de criar a sua horta em casa? Visite a loja online da Hortaria e encontre tudo aquilo que precisa para começar.

 

Já se imaginou, por exemplo, a temperar os seus pratos com ervas aromáticas acabadas de apanhar e cultivadas por si? :) 

 

Bons cultivos!

A equipa Hortaria



Empowered with by Webincode.com
all rights reserved © Hortaria