Flores comestíveis: o que saber e como usar? | Hortaria

O nosso blog

Flores comestíveis: o que saber e como usar?

19-03-2021 Por Hortaria
A primavera está mesmo aí e é impossível não começarmos a pensar nos jardins floridos, nas cores e aromas que associamos a esta estação do ano.

É verdade que as flores cumprem, na maioria das vezes, uma função apenas ornamental, mas hoje trazemos-lhe um artigo com sugestões para as utilizar de outra forma: nas suas criações culinárias

Há muito que a utilização de flores como complemento aos pratos e sobremesas deixou de ser exclusiva dos restaurantes gourmet. Elas têm vindo a ganhar o seu lugar também nas refeições em nossas casas e é cada vez mais comum encontrarmos fãs desta tendência.  

É certo que a beleza, elegância e explosão de cor que as flores conferem aos pratos são algumas das principais razões pelas quais elas se usam, mas, para além desse encanto visual, as flores trazem também toques de sabor e textura, tanto a preparados doces como salgados.





Como escolher as flores adequadas? Como as preparar? Usá-las de que forma?

Se tem estas dúvidas, tome nota destas dicas:

  • Saiba que nem todas as flores são comestíveis. Certifique-se que, antes de cultivar/comprar, faz uma pesquisa mais profunda sobre o tema, para evitar reações alérgicas ou possíveis envenenamentos;

  • Na maioria dos casos, recomenda-se a utilização apenas das pétalas (os estigmas e estiletes, por conterem pólen, podem causar alergias). Isto não se aplica a flores pequenas, como é o caso dos amores perfeitos e violetas, por exemplo;

  • Não colha flores que tenham sido pulverizadas com herbicidas/ inseticidas/ pesticidas, bem como flores que estejam sujeitas à poluição direta, como é o caso das que encontra à beira da estrada, que estarão contaminadas com produtos químicos libertados pelos carros;

  • Por serem delicadas, tenha algum cuidado ao lavar e preparar as flores. Para não as danificar, mergulhe-as cuidadosamente numa taça com água limpa, ao invés de as colocar debaixo de água corrente da torneira;

  • Pode consumir ou utilizar as flores em fresco, temperadas ou não, cozinhadas e cristalizadas.


Com estas dicas em mente, chegou a altura de descobrir algumas das flores com as quais poderá fazer experiências e explorar os seus dotes culinários.

Uma grande parte das flores comestíveis mais comuns provêm da floração de hortícolas e ervas aromáticas. São exemplo disso as flores do cebolinho, da courgette, do borago, do alho, das ervilhas, da kale, da rúcula, dos coentros, da mostarda, do manjericão, do rabanete, entre outras.

Para além dessas, podemos igualmente usar flores que conhecemos como decorativas. Abaixo, apresentamos algumas dessas flores, bem como algumas sugestões de como usar cada uma:





Deixe a sua criatividade fluir e, quer seja para aromatizar, quer seja pela capacidade de atuar como corante, ou apenas para decorar, use flores em saladas, smoothie bowls, tábuas de queijos/enchidos, bolos e bolachas, manteigas e patês, compotas e geleias, sobremesas, infusões, sopas, molhos, bebidas... as opções são imensas!


Dica extra: 
Dê um up às suas bebidas! Coloque flores à sua escolha nas cuvetes de gelo, encha-as com água e leve ao congelador. Os seus convidados ficarão rendidos à beleza do gelo florido no copo. 

Semeie as suas próprias flores, para acompanhar todo o processo de cultivo, garantindo assim toda a segurança no consumo.

Tomou nota das nossas dicas? Surpreenda a sua família/amigos num próximo jantar!


Bons cultivos!

A equipa Hortaria


Empowered with by Webincode.com
all rights reserved © Hortaria